Comissões permanentes, Comissão de Ética e Decoro Parlamentar são formadas na Câmara Municipal

por PauloHenrique — publicado 08/02/2019 18h50, última modificação 08/02/2019 21h08

Na última quinta-feira (7), durante a primeira Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, foram formadas todas as comissões permanentes da Câmara e a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Diante de todos os trabalhos realizados na casa, as comissões têm um papel muito importante, onde as mesmas são responsáveis por analisar os projetos e leis apresentados por vereadores e pelo Executivo.

A sessão iniciou com 12 vereadores presentes na casa, onde cada um na tribuna fez suas reivindicações, apresentando ofícios e requerimentos, retratando todas as fiscalizações feitas por eles nas diversas áreas da cidade.

Um tema bastante debatido foi sobre a enchente do rio Juruá, que está afetando diversas famílias que moram em torno do rio. Assim, os vereadores apresentaram medidas a serem tomadas durante a semana e as seguintes.

Após a formação das comissões, o Presidente Clodoaldo citou todas elas, sendo seis permanentes:

•    Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização;
Presidente: Vereador Ocenir Maciel
Relatora: Vereadora Lucila Brunetta.

•    Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente;
Presidente: Vereadora Mariazinha

•    Comissão de Urbanismo e Infraestrutura;
Presidente: Vereador Marivaldo Figueiredo

•    Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final;
Presidente: Vereadora Lucila Brunetta
Relatora: Vereadora Mariazinha.

•    Comissão de Direitos Humanos e Cidadania;
Presidente: Vereadora Mariazinha
Relator:  Vereador João Keleu.

•    Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor;
Presidente: Vereadora Lucila Brunetta
Relator: Vereador Chaguinha do Povo.

Logo após a formação das comissões permanentes, o presidente Clodoaldo Rodrigues informou em pauta, a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, sendo que a mesma teria sido aprovada em dezembro de 2016.

•    Comissão de Ética e Decoro Parlamentar;
Presidente: Vereador Marivaldo Figueiredo
Relator: Vereador Chaguinha do Povo.

Cabe a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, entre outras atribuições, zelar pela observância dos preceitos éticos, cuidando da preservação da dignidade parlamentar.