Vereadores participam da apresentação do novo modelo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Municipais e Estratégias de Desenvolvimento Municipais.

por neto — publicado 26/02/2018 12h38, última modificação 26/02/2018 12h38

Os vereadores Marivaldo Figueiredo, MDB, E Lucila Bruntta, MDB, representaram o Poder Legislativo na apresentação do novo modelo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Municipais e Estratégias de Desenvolvimento Municipais, popularmente conhecido como "cobrança da taxa de lixo", que foi apresentado a comerciantes, classe empresarial e presidentes de associação de bairros durante a noite da última sexta feira, 23.

O presidente da ONG CBCN, Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro Regino, falou da importância de apresentar este modelo de desenvolvimento a sociedade cruzeirense:
"Cruzeiro do Sul é a primeira cidade no país a desenvolver essa esse tipo de tecnologia para que a gente possa a partir do lixo gerar energia. Então, existe uma metodologia, um período onde, gradualmente, nós vamos com o lixo e também, a questão da biomassa, que nós vamos no futuro está colocando nessa planta para poder gerar energia para o município e, com isso resolver os problemas ambientais que foi colocado agora na palestra: a questão do lixo a céu aberto, a questão de urubus, roedores e baratas tudo que vem junto com lixo. Vamos desenvolver projetos na área ambiental, temos essa obrigação. Nós não vamos mais ter aterros nem lixões vai ser tudo transformado em energia, vamos trabalhar com a reciclagem e com isso vai haver, também, renda para o pessoal dessa área.", disse o presidente da ONG.

A vereadora Lucila Brunetta, MDB, que desde o início vem representando a Câmara de Vereadores na implantação do projeto de Resíduos Sólidos, destacou a apresentação do novo modelo e a forma como a sociedade recebeu esse novo projeto.
"Hoje aconteceu aqui, a apresentação daquele projeto onde fomos tão massacrados porque a sociedade não conhecia, o projeto da taxa de lixo, e hoje com a exposição de como irá funcionar a coleta de lixo, aqueles presidentes de bairros que foram protestar em frente à Câmara vieram pedir desculpas porque, somente agora entenderam como irá funcionar e o bem que essa nova forma de tratar o lixo na cidade irá ser benéfica para o morador do nosso munícipio.", disse a parlamentar emedebista.